As principais figuras do futebol estiveram reunidas na cerimónia de entrega de galardões da Federação Portuguesa de Futebol, que distinguiu, entre outros, as seleções nacionais que conquistaram troféus durante o ano.
Três meses depois da tragédia que tirou a vida a Diogo Jota e André Silva, o atleta do Liverpool voltou a ser homenageado e a viúva, Rute Cardoso, marcou presença nos Portugal Football Globes 2025.
De vestido branco, Rute Cardoso sentou-se junto aos companheiros de seleção do falecido marido e, quando a seleção nacional de futebol foi chamada ao palco para receber o Globo Seleção do Ano – depois da conquista da Liga das Nações, no mês de junho – , o guarda-redes José Sá, que era também um dos melhores amigos de Diogo Jota, insistiu para que a amiga se juntasse ao grupo e subisse ao palco em representação do marido.
Rute Cardoso recusou, entendendo que aquele era o momento dos jogadores e preferiu continuar a ver aquele momento na bancada. A decisão da viúva de Diogo Jota foi amplamente comentada nas redes sociais, com muitos a elogiaram a postura de Rute Cardoso, descrevendo-a como “digna”, “respeitosa” e “emocionalmente poderosa”.
“A conquista da Liga das Nações é reflexo do trabalho, da dedicação e do espírito de equipa. Acima de tudo, é símbolo e apoio da força que recebemos de um país inteiro. Não deixo de recordar os que não estão entre nós, mas continuam vivos na nossa memória e no nosso coração. A força do Diogo Jota continuará para sempre nesta família que é a seleção”, recordou o selecionador Roberto Martínez, sobre o malogrado jogador.
Mais tarde, no momento de homenagem a figuras do futebol nacional que morreram recentemente, Rute Cardoso não conseguir conter as lágrimas ao ver imagens do marido no ecrã.