8 sintomas de gravidez antes do atraso (e como saber se é gravidez)

Antes do atraso menstrual é possível que sejam notados alguns sintomas que podem ser indicativos de gravidez, como seios doloridos, náuseas frequentes, cólicas, dores abdominais leves ou cansaço excessivo sem motivo aparente. No entanto, esses sintomas também podem surgir por qualquer outro motivo ou ser indicativo de que o período menstrual está próximo, não sendo necessariamente sinal de gravidez.

Para confirmar se os sintomas são de fato indicativos de gravidez, é importante que a mulher espere pelo atraso da menstruação e vá ao ginecologista ou faça exames de urina ou de sangue, para identificar o hormônio relacionado com a gravidez, o beta-HCG. Conheça mais sobre o hormônio beta-HCG.

Sintomas de gravidez antes do atraso
Alguns dos sintomas que podem aparecer antes do atraso menstrual e ser indicativos de gravidez são:

1.Dor nos seios, que acontece devido ao aumento da produção de hormônios, que leva ao crescimento das glândulas mamárias;
2.Escurecimento das aréolas;
3.Sangramento rosado, que pode acontecer até 15 dias após a fecundação;
4.Inchaço e dor abdominal;
5.Cansaço excessivo sem motivo aparente;
6.Aumento da frequência para urinar;
7.Prisão de ventre;
8.Náuseas frequentes.

Os sintomas de gravidez antes do atraso menstrual são relativamente comuns na maioria das mulheres e surgem devido às alterações hormonais que acontecem após a fecundação, principalmente devido à produção de progesterona, que aumenta logo após a ovulação com o objetivo de preservar o endométrio e permitir que exista a implantação do óvulo fecundado no útero.

Por outro lado, esses sintomas também podem surgir no período pré-menstrual, não sendo necessariamente indicativo de gravidez. Por isso, no caso de surgirem esses sintomas, o melhor é esperar para que se confirme o atraso menstrual e depois realizar os exames que confirmam a gravidez. Saiba mais sobre os exames que permitem confirmar a gravidez.

Como saber se é gravidez
Para que se tenha mais certeza de que os sintomas apresentados antes do atraso são de gravidez, é importante que a mulher esteja atenta ao seu ciclo menstrual, para entender se há possibilidade de ter tido relação durante o período fértil, que é o intervalo de dias em que existe maior chance de gravidez.

Para saber quando é o seu período fértil, basta colocar os dados na calculadora a seguir. É importante lembrar que o resultado da calculadora é mais fiável para mulheres que apresentam um ciclo menstrual regular:

Primeiro dia da sua última menstruação:

Quantos dias (em média) dura o seu ciclo menstrual

No caso de ciclos menstruais irregulares, é importante ter anotado a duração do ciclo mais longo e do ciclo mais curto dos últimos 3 ciclos, pois é a forma mais fiável de fazer o cálculo para saber o período fértil. Veja como é o cálculo para o período fértil em ciclos irregulares.

Além disso, também se pode realizar um teste de gravidez de farmácia que pode ser feito em casa a partir do primeiro dia do atraso da menstruação. Caso o resultado seja negativo, é recomendado que a mulher volte a repetir o teste 3 a 5 dias após o primeiro, de forma a confirmar o resultado.

No entanto, a melhor forma de se saber se realmente se está grávida, é consultar um ginecologista para explicar a situação e fazer um exame de sangue que deteta a presença do hormônio beta-HCG, que tem sua concentração aumentada durante a gravidez. Este exame, além de confirmar se a mulher está grávida também indica a semana de gestação de acordo com a concentração de beta-HCG no sangue. Saiba mais sobre os testes que confirmam a gravidez.

 

 

 

 


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *