Você está lidando com um adolescente desrespeitoso? Talvez ele murmure baixinho quando você pede que ele faça a lição de casa. Ou talvez ela bata na porta do quarto quando você diz que ela não pode sair com as amigas. Se assim for, você provavelmente está no seu juízo final. Você ama seus adolescentes e deseja o melhor para eles. Mas você também quer que eles aceitem que existem regras em sua família, assim como existem regras no mundo exterior. Não se assuste. O desrespeito aos pais é comum, pois os jovens navegam nas águas entre a infância e a idade adulta. Mas você não pode lidar com o desrespeito simplesmente ignorando-o. Você precisa de uma estratégia. Há coisas que você precisa fazer e coisas que precisa evitar. Este artigo explica 10 dicas para lidar com sucesso com adolescentes desrespeitosos e muitas vezes rebeldes.
1. Entenda o cérebro adolescente
Durante a infância, há um tremendo desenvolvimento cerebral. Aos seis anos, 95% da estrutura do cérebro já foi formada. Imagine isso como um desenvolvimento repentino da fiação do cérebro. O problema é que a nova fiação ainda não foi conectada às partes principais do cérebro. Como escreve Molly Edmonds, o cérebro adolescente é como um centro de entretenimento cujos componentes ainda não foram conectados. Existem fios soltos por toda parte. O sistema de alto-falantes não foi conectado ao DVD player. E o DVD player não foi configurado para funcionar com a TV. E quanto ao controle remoto – ele ainda nem chegou! Nesta analogia, o controle remoto é o córtex pré-frontal. Essa é a parte do cérebro que pesa os resultados, forma julgamentos e controla impulsos e emoções. Mas no cérebro adolescente, ele ainda não foi conectado corretamente. O que isso significa na prática? Isso significa que os adolescentes podem se frustrar facilmente, consigo mesmos e com situações externas. Isso os torna impulsivos e sujeitos a mudanças de humor que você e eu não experimentamos. É um coquetel inebriante que pode transformar adolescentes em destroços emocionais. Entender que existe uma base biológica para o difícil comportamento de seu adolescente facilita muito o tratamento. Isso ajuda você a se concentrar no comportamento e não na pessoa.
2. Pense nas necessidades emocionais subjacentes ao comportamento
Quando os adolescentes são desrespeitosos com os pais, às vezes é um sinal de que eles têm necessidades emocionais que não estão sendo atendidas. Às vezes, o comportamento desrespeitoso é uma maneira de chamar a atenção. Outras vezes, é uma indicação de que eles não se sentem aceitos. Sente-se com sua adolescente e diga a ela que você está lá se ela quiser conversar sobre algo. Lembre-a de que você a ama incondicionalmente. Lembre-se de que os adolescentes geralmente se sentem impotentes. Como parte do processo de crescimento, os adolescentes precisam se diferenciar dos pais. Isso geralmente assume a forma de adotar pontos de vista radicalmente diferentes dos seus. Outra parte importante do desenvolvimento da adolescência é estabelecer autonomia emocional. Isso geralmente envolve recuperar parte do poder de seus pais. A maneira mais comum de fazer isso é o adolescente desafiar as regras por meio de conflitos e confrontos. Embora possa não resolver completamente o problema, entender as necessidades emocionais subjacentes ao comportamento de seu filho irá ajudá-lo a ter empatia por ele.
3. Seja um modelo
A coisa mais importante que você pode fazer é modelar o tipo de comportamento que deseja ver em seu adolescente. É incrível quantos pais consideram seus filhos desrespeitosos e depois modelam o comportamento exato que estão criticando. Lembre-se de que seus filhos estão constantemente observando você como um modelo. Se você deseja que seus adolescentes sejam respeitosos com você, você precisa adotar uma atitude respeitosa com eles, com seu cônjuge e com pessoas de fora da família. Isso é especialmente importante quando o adolescente está testando limites. Sempre tente se elevar acima do nível do comportamento de seu filho. Você não pode vencer descendo ao nível deles. Você só pode vencer sendo calmo, consistente e modelando um tipo melhor de comportamento. Idealmente, essa modelagem de papéis é algo que deve começar cedo na vida de seu filho. Mas nunca é tarde demais! É definitivamente uma das chaves para criar uma criança bem-sucedida e feliz.
4. Entenda que seu filho está desenvolvendo independência
Desrespeito severo com os pais nunca deve ser tolerado. Mas é importante entender que algum nível de desrespeito faz parte do processo de crescimento e desenvolvimento da independência. Exemplos desse tipo de desrespeito podem ser surpreendentes, observações desnecessárias ou solicitações ignoradas. As crianças crescem em um ambiente onde o equilíbrio de poder está com os pais. Cercadas por regras e expectativas, as crianças tendem a se sentir impotentes. Falar de volta e outras formas de desrespeito leve são simplesmente maneiras de o adolescente se sentir como se estivesse recuperando parte desse poder. É um processo natural: seu adolescente está aprendendo a se expressar e a ter suas próprias idéias. E desenvolver a independência é um aspecto vital do crescimento.
5. Ignore formas leves de desrespeito
Há uma cena em O som da música onde o capitão von Trapp alinha seus filhos e convoca cada um deles com um apito. Na família von Trapp, o pai exige respeito absoluto. Mas isso não é saudável nem desejável. De fato, geralmente é melhor ignorar comportamentos levemente desrespeitosos, como encolher os ombros, sobrancelhas levantadas, fingir tédio ou murmurar baixinho. O comportamento desrespeitoso em adolescentes é comum e faz parte do processo de crescimento. Mas grosseria flagrante nunca deve ser tolerada. Ignorá-lo simplesmente levará a uma escalada de tal comportamento.
6. Estabeleça limites claros e consistentes
Uma das causas mais comuns de desrespeito em adolescentes é a ausência de limites. As crianças que foram mimadas ou autorizadas a seguir seu próprio caminho geralmente se tornam adolescentes desrespeitosos. Nas famílias em que existem muito poucas regras firmes, o desrespeito entre os adolescentes é quase inevitável. Famílias nas quais os pais têm regras para o comportamento das crianças, mas as aplicam de maneira inconsistente, também tendem a produzir adolescentes desrespeitosos. Inconsistência pode ocorrer quando um pai aplica arbitrariamente regras diferentes em dias diferentes, sem motivo aparente. Por exemplo, permitir que uma criança fique acordada até 22:30 em um dia da semana, mas insistindo que apague as luzes às 20:30 no dia da semana seguinte. Também pode surgir inconsistência quando dois pais aplicam regras diferentes. Por exemplo, um pai ou mãe pode insistir em não mais de uma hora de tempo de tela à noite, enquanto o outro pai não impõe nenhum limite de tempo. Aqui estão duas razões pelas quais regras inconsistentes contribuem para o problema de adolescentes desrespeitosos:
- Onde um dos pais é relaxado e o outro é estrito, os adolescentes aprendem a explorar a inconsistência e a jogar contra um dos pais.
- Nos casos em que os pais são relaxados em alguns dias e rígidos em outros, os adolescentes podem usar a inconsistência para questionar as regras
Portanto, é importante que os pais estabeleçam regras e limites claros e os apliquem de maneira consistente – esta é uma habilidade parental que requer prática para dominar. Sempre que possível, discuta esses limites com o adolescente antes que eles sejam definidos.
7. Se você definir consequências, siga-as
Embora seja uma boa ideia reconhecer o bom comportamento de seu filho, às vezes você pode ter que definir consequências para o mau comportamento dele. Se o fizer, é importante seguir essas consequências. Um erro comum que os pais cometem é ameaçar as consequências no calor do momento e depois deixar de agir sobre elas. Acredite ou não, os adolescentes estão procurando limites. Eles querem saber onde estão os limites – é por isso que eles testam os limites. Quando você acompanha as consequências, sua adolescente se sente mais segura porque sabe onde estão os limites. Ela aprende a confiar em você porque sabe que você mantém sua palavra. Mas o mais importante é que ela aprende que o comportamento em questão não é aceitável. Aqui estão algumas dicas para definir consequências para o mau comportamento:
- Faça as consequências a curto prazo, não a longo prazo. Quando a consequência é de curto prazo, o adolescente tem a chance de aprender rapidamente e seguir em frente.
- Não faça as consequências muito severas.
- Não adicione declarações punitivas (como “Eu disse a você que isso iria acontecer”) à consequência. Deixe a consequência falar por si. Declarações punitivas despertarão sentimentos de raiva e ressentimento na adolescente, em vez de permitir que ela se concentre no mau comportamento e em suas conseqüências.
8. Não faça isso pessoal
Ao lidar com um adolescente desrespeitoso, é fácil se envolver com suas próprias emoções. Quando você faz isso, é provável que seja pessoal. Mas isso é um erro, porque o que você precisa focar é no comportamento, não na pessoa. Quando você se concentra no comportamento e não na pessoa, fica mais fácil para todos permanecerem calmos. Isso permite que você e seu filho adolescente evitem se emocionar.
9. Evite argumentos desnecessários
Participar de uma discussão com um adolescente desrespeitoso raramente terá um resultado positivo. Os argumentos tendem a aumentar e ficar fora de controle. Quando ficamos com raiva, dizemos coisas das quais mais tarde lamentamos. Em vez disso, mantenha a calma e lembre-se de que deseja se concentrar no comportamento e não entrar em uma luta pelo poder. Mas isso nem sempre é fácil, porque os adolescentes experimentam um turbilhão de emoções. Lembre-se de que, como adulto, você é mais capaz de controlar suas emoções do que seu adolescente. É uma vantagem que você deve usar bem.
10. Evite usar as declarações “você é” e “você deveria”
Ao confrontar seu filho sobre comportamentos inaceitáveis, evite fazer declarações como: “Tu es uma pessoa tão egoísta / preguiçosa / não cooperativa / rude “. Além disso, evite fazer declarações como: “Você deve pare de usar tanto o telefone / trabalhe mais / preste atenção nas aulas / seja mais responsável. ” Lembre-se, você quer se concentrar no comportamento, em vez de julgar seu filho. Use declarações que se concentrem especificamente no comportamento, como: “Quando você ignora meus pedidos / grita comigo, sinto-me desrespeitado”.
Conclusão
A adolescência é um desafio, tanto para os adolescentes quanto para os pais. E o comportamento desrespeitoso dos adolescentes é uma das questões mais preocupantes para os pais resolverem. As dicas deste artigo ajudarão você a navegar nessas águas difíceis. Em particular, alveje o comportamento, e não a pessoa, e desenvolva uma compreensão do cérebro do adolescente e como ele molda o comportamento do adolescente. Concentre-se em uma dica de cada vez. Quando você tiver esse aspecto sob controle, implemente outra dica. Gradualmente, você verá uma melhora no comportamento de seu filho adolescente – e a vida familiar se tornará mais harmoniosa! Achou este artigo útil? Por favor, compartilhe com seus amigos.
Leave a Reply