Ter uma vantagem competitiva permite que uma empresa tenha um desempenho melhor do que outras empresas concorrentes e, portanto, uma posição competitiva no setor ou mercado.
Neste artigo, explicamos o que é uma vantagem competitiva, quais são os tipos de vantagens competitivas existentes e como obter uma vantagem competitiva passo a passo.
Neste artigo você encontrará:
O que é uma vantagem competitiva?
Vantagem competitiva é um conceito desenvolvido pelo professor e pesquisador Michael Porter que se refere a uma vantagem em algum aspecto que uma empresa possui sobre outras empresas do mesmo setor ou mercado, e que lhe permite ter um desempenho melhor do que outras empresas e, portanto, uma posição competitiva no setor ou mercado.
Por exemplo, uma empresa pode ter uma vantagem competitiva das seguintes maneiras:
- no produto: por ter um produto único e inovador difícil de imitar pela concorrência, que lhe permite diferenciar ou distinguir-se dele.
- na marca: por ter uma marca de alto valor que permite que qualquer produto lançado no mercado seja bem recebido.
- no atendimento ao cliente: prestando um serviço de excelência ao cliente baseado no atendimento personalizado que outras empresas, devido ao seu porte, não podem oferecer.
- no processo de produção: por ter um processo produtivo eficiente que permite produzir os mesmos produtos competitivos, mas a um custo menor.
- na tecnologia– Por possuir um tipo de tecnologia que permite produzir produtos com melhor desempenho que os da concorrência.
- na equipe: por ter pessoal altamente qualificado que lhe permite ter alta produtividade ou prestar um excelente atendimento ao cliente.
- na patente: ter uma patente que permite explorar um determinado produto sem se preocupar com a concorrência também.
- no sistema de informação: por ter um sistema de informação que permite receber e processar rapidamente os pedidos dos clientes e, assim, prestar um serviço rápido.
- na infraestrutura: por possuir uma infraestrutura moderna que permite a seus funcionários trabalharem e seus clientes serem atendidos em um ambiente confortável e acolhedor.
- no local: por ter uma localização estratégica que permite que seus clientes os localizem e visitem facilmente, ou seus fornecedores possam fornecê-los em tempo hábil.
- na distribuição: por ter um sistema de distribuição eficiente que permite que seus produtos cheguem a vários pontos de venda, em ótimas condições e na hora certa.
Uma vantagem competitiva não é simplesmente uma vantagem que uma empresa possui sobre outras empresas, mas é uma vantagem que efetivamente permite que a empresa tenha uma posição competitivo no setor ou mercado.
Em geral, para que uma vantagem seja considerada uma vantagem competitiva, ela precisa atender aos seguintes requisitos:
- permitir melhor desempenho: deve permitir que a empresa tenha um desempenho melhor do que a concorrência; por exemplo, vendas mais altas, uma margem de lucro maior ou um número maior de clientes fiéis.
- permitir maior lucratividade: deve permitir à empresa um aumento da rentabilidade que, pelo menos, alcance a rentabilidade média do setor ou mercado.
- ser sustentável ao longo do tempo: deve poder ser mantida a médio ou longo prazo; por exemplo, uma tecnologia capaz de se adaptar às mudanças do mercado e não que se torne obsoleta rapidamente.
- ser difícil de alcançar ou combinar: deve ser difícil de alcançar ou igualar pela competição; por exemplo, um produto que é difícil para outras empresas imitar devido aos seus componentes exclusivos.
Ter uma vantagem competitiva permite que uma empresa tenha uma posição competitiva no setor ou mercado, portanto, uma empresa deve buscar constantemente obter uma vantagem competitiva, mesmo quando já possui uma ou mais, mas também estar ciente da vantagem ou vantagens competitivas que você já possui e se esforça para mantê-las e tirar proveito delas.
UMA VANTAGEM COMPETITIVA É UMA VANTAGEM EM ALGUM ASPECTO QUE UMA EMPRESA POSSUI SOBRE OUTRAS EMPRESAS, E QUE LHE PERMITE TER UMA POSIÇÃO COMPETITIVA NO MERCADO.
O conceito de vantagem competitiva é geralmente aplicado às empresas; no entanto, também é frequentemente aplicado a pessoas; Por exemplo, uma pessoa pode ter o conhecimento, experiência ou contatos necessários para iniciar um negócio como uma vantagem competitiva.
Tipos de vantagens competitivas
Uma empresa pode ter vantagem competitiva em vários aspectos; No entanto, as vantagens competitivas são geralmente classificadas em apenas dois tipos:
Vantagem de custo competitivo
Uma vantagem competitiva de custo (vantagem comparativa) é aquela que uma empresa possui por ter os menores custos do mercado (liderança em custos) ou, em qualquer caso, do que várias empresas concorrentes.
Uma empresa tem uma vantagem competitiva de custo, por exemplo, quando:
- tem uma boa capacidade de produção ou um processo de produção eficiente que lhe permite produzir a baixo custo.
- tem uma boa capacidade financeira que lhe permite adquirir insumos ou produtos em grande quantidade.
- fabrica seus próprios insumos ou matérias-primas.
Ter uma vantagem competitiva de custo permite que uma empresa tenha uma posição competitiva no mercado, já que ter custos baixos pode oferecer preços baixos, o que hoje o consumidor costuma levar em consideração na hora de decidir seu compra, e isso nem sempre é fácil de imitar pela concorrência.
Vantagem competitiva na diferenciação
Uma vantagem competitiva na diferenciação (vantagem diferencial) é uma vantagem que uma empresa possui por ter ou oferecer algo único, original e inovador, capaz de diferenciá-la ou diferenciá-la de outras empresas concorrentes.
Uma empresa tem vantagem competitiva em diferenciação, por exemplo, quando:
- você tem um produto com melhor desempenho ou maior durabilidade do que produtos concorrentes.
- Tem um produto com um design original ou com características únicas e inovadoras.
- oferece excelente atendimento ao cliente com base em atendimento personalizado.
Ter uma vantagem competitiva na diferenciação permite que uma empresa se diferencie, se destaque ou se destaque da concorrência e, assim, acabe não sendo uma das tantas empresas que existem hoje, além de dar aos consumidores um motivo para escolhê-la e não a competição.
Como obter vantagem competitiva?
Ter uma vantagem competitiva permite que uma empresa tenha uma posição competitiva no setor ou mercado, por isso uma empresa deve buscar constantemente obter uma vantagem competitiva, mesmo que já tenha uma ou mais, mas também certifique-se de fortalecer e aproveitar a vantagem competitiva ou vantagens que você já possui.
1. Identifique uma vantagem competitiva potencial
Para obter uma vantagem competitiva, a empresa deve primeiro realizar uma análise interna que lhe permita identificar os pontos fortes que podem representar uma vantagem competitiva potencial.
Como mencionamos, as vantagens competitivas são geralmente classificadas em vantagens competitivas em custos e vantagens competitivas em diferenciação, portanto, as principais formas de identificar uma vantagem competitiva potencial são identificar atividades onde a liderança de custos pode ser alcançada e atividades onde você pode ter uma diferenciação.
2. Desenvolva vantagem competitiva
Uma vez que a empresa identificou uma vantagem competitiva potencial, ela deve desenvolvê-la para transformá-la em uma vantagem competitiva.
Por exemplo, se você está procurando liderança em custos, pode criar um processo mais eficiente ou simplificar o design do produto; Ou se você está procurando por diferenciação, pode desenvolver um produto com melhor desempenho ou durabilidade do que produtos concorrentes, ou melhorar o atendimento ao cliente.
3. Fortalecer a vantagem competitiva
Uma vez que a empresa tenha obtido uma vantagem competitiva, deve reforçá-la para torná-la mais durável (mantê-la ao longo do tempo) e significativa.
Por exemplo, se uma empresa tem uma vantagem competitiva em sua força de vendas, para reforçá-la, ela poderia procurar maneiras novas e melhores de treinar seus vendedores; ou se você tem uma vantagem competitiva em seu processo de produção, para reforçá-la você pode buscar formas de tornar seu processo de produção mais rápido ou eficiente.
4. Aproveite a vantagem competitiva
Finalmente, uma vez que a empresa tenha fortalecido sua vantagem competitiva, deve aproveitá-la para obter o maior benefício possível.
Por exemplo, se uma empresa possui a vantagem competitiva de uma aliança com um parceiro estratégico, aproveitá-la pode significar buscar novos acordos com aquele parceiro; ou se você tiver uma vantagem competitiva em seu sistema de distribuição, aproveitá-la pode significar usar esse sistema de distribuição para vender outros produtos complementares aos que você já vende.
O aproveitamento de uma vantagem competitiva geralmente ocorre no caso de empresas em atividade; No entanto, muitas vezes também é o caso para novas empresas; por exemplo, uma nova empresa poderia tirar proveito de sua vantagem competitiva em tecnologia necessária para desenvolver um produto, desenvolvê-lo e colocá-lo no mercado.
Conclusões
Uma empresa pode ter uma vantagem competitiva sobre outras empresas em diferentes aspectos, como o produto, a marca, o atendimento ao cliente, o processo do produto e a tecnologia.
As vantagens competitivas costumam ser classificadas em vantagens competitivas em custos (quando a empresa tem liderança em custos) e vantagens competitivas em diferenciação (quando a empresa possui ou oferece algo que a permite diferenciar ou se diferenciar da concorrência).
Para obter uma vantagem competitiva, uma empresa deve identificar uma vantagem competitiva potencial, transformar a vantagem competitiva potencial em uma vantagem competitiva, fortalecê-la e tirar proveito dela.
Vantagem competitiva é um conceito desenvolvido por Michael Porter, bem como outros conceitos, como o modelo das 5 forças, a cadeia de valor e estratégias genéricas.
Este artigo foi útil para você? Se sim, compartilhe nas redes sociais com seus amigos.
Leave a Reply