Os concursos militares são os mais buscados em todo o Brasil, desde aqueles para escola de formação, no ensino médio, até os de especialização.
Devido a essa enorme partida em concursos militares, eles acabam se tornando bastante concorridos, e um pouco mais complexa a aprovação.
No entanto, com muito esforço e dedicação é possível conseguir a aprovação, e ainda ter uma boa colocação final geral.
Separamos algumas dicas essenciais para que você se prepare da melhor maneira possível. Confira
Técnicas:
Foque no objetivo
Só conseguimos alcançar um objetivo quando estamos focado nele, fazendo com que ele se torne uma grande prioridade.
Focar no objetivo não signfica que você não possa fazer mais nada, muito pelo contrário, você pode e deve ter momentos de descontração, mas sem perder o foco do seu principal objetivo.
Esforce-se ao máximo
Se o foco é importante, o esforço é mais ainda. Não há nada fácil, assim como não há nada impossível de se alcançar, mas só é possível com muito esforço e dedicação.
As diversas maneiras de alcançar o objetivo é uma clara demonstração de esforço, não é apenas estudar, é saber como estudar da maneira certa, e conseguir aplicar tudo para realizar a prova.
Saiba como estudar
Os concursos militares costumam ser bem claros e específicos em suas matérias, o que é cobrado, o grau de dificuldade, as variações de questões, etc.
Saber estudar é a chave principal para começar a se estudar de fato, não adianta você ficar horas e horas fazendo algo, se não está fazendo da maneira correta.
Muitas pessoas quando se prepararam para realizar concursos, especialmente os militares, costumam tentar decorar resoluções, fórmulas, estratégias. Não é errado, mas esta forma é mais difícil de se conseguir um resultado, o ideal é que se estude realmente, não decore.
Se prepare mentalmente
Estar preparado mentalmente é saber se desvencilhar de todo e qualquer problema que possa aparecer ao longo da preparação para o concurso, e no dia da realização do concurso.
Não deixe com que pressões do tipo “tenho que passar a qualquer custo” tome conta de seus pensamentos, e acabe prejudicando nos estudos, e também na realização do exame.
Foque naquilo que você realmente deve focar e se preocupar que é estudar, se dedicar, e por conseqüência, ser aprovado.
Práticas:
Busque questões de provas passadas
Uma excelente forma de estudar e ir se adaptando ao formato da prova é refazendo questões de provas anteriores.
Faça quantas vezes achar necessário cada questão, aquelas que ficar com alguma dúvida, busque auxílio para a resolução da mesma.
As provas que pedem redação, também é legal que você veja não só os temas, mas também as formas solicitadas de formato (narrativos, descritivos, jornalísticos, etc.)
Refaça exercícios
Uma dica bastante legal é em relação aos exercícios de estudo. Muitas pessoas fazem apenas uma vez, ou, no máximo duas, e acabam não fazendo mais a resolução de uma questão.
A fixação não só de uma questão, bem como a de uma matéria em um todo, passa muito pela fixação dos exercícios.
Refaça não até conseguir resolver aquele exercício, mas sim até entender de fato como chegou no resultado, como foi obtida aquela resposta, até que você entenda a matéria de fato.
Pegue conteúdos gratuitos disponibilizados na internet
É possível encontrar na internet diversas oportunidades para os estudos, desde vídeos gratuitos de explicações de matérias, ou resoluções de exercícios, até mesmo provas passadas, com questões parecidas.
Aproveite esta oportunidade, uma vez em que a maioria destes materiais são gratuitos, e fáceis de serem encontrados
Aproveite essas dicas muito importantes, se dedique e foque nos seus objetivos, desta forma temos a certeza de que você conseguirá a aprovação.