Conselho do Oscar decide banir Will Smith por 10 anos após tapa do ator em Chris Rock

Will Smith acerta tapa em Chris Rock no palco do Oscar após piadas sobre doença de Jada Pinkett Smith

Will Smith foi banido da gala do Oscar e de outros eventos da Academia por 10 anos depois que o ator americano deu um tapa no comediante Chris Rock no Oscar.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza a cerimônia de premiação, se reuniu virtualmente na sexta-feira para discutir ações disciplinares. Com suas opções bastante limitadas, o Conselho de Governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas acaba de decidir que Will Smith não poderá comparecer ao Oscar por 10 anos por dar um tapa em Chris Rock no palco a 94ª edição do Oscar em 27 de março. O ator atacou Rock por fazer uma piada de sua esposa, que está careca, como resultado da condição da alopecia. Menos de uma hora depois, ele recebeu o prêmio de melhor ator por seu papel em “King Richard”, onde interpretou o pai das estrelas do tênis Venus e Serena Williams.

“O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, mas não limitado ao Oscar”, disse AMPAS o presidente David Rubin e o CEO Dawn Hudson do “comportamento inaceitável e prejudicial” de Smith em uma carta para os membros plenos após uma controversa reunião virtual. “Também esperamos que isso possa iniciar um tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados”, acrescentaram no final da carta.

Em uma declaração compartilhada pelo The Hollywood Reporter dias atrás, Smith antecipou sua saída da academia: “Minhas ações na apresentação do 94º Oscar foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis. “A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris, sua família, muitos dos meus amigos e entes queridos, todos os presentes e o público em casa”, disse ele. “Eu traí a confiança da Academia. Privei outros indicados e vencedores de sua oportunidade de celebrar e ser celebrado por seu trabalho extraordinário. Estou de coração partido. Quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção por suas conquistas e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema”.

Com rumores nos dias anteriores de que o forte Conselho de Governadores da organização, com mais de 50 pessoas, estava considerando fortemente uma expulsão de uma década como parte de seus auto-descritos “processos disciplinares”, a decisão do ator no efetivamente neutralizou a organização. Embora desincentivos para futuros prêmios da Academia, uma multa ou mesmo um processo por manchar a marca Oscar tenham sido discutidos em vários graus nos últimos dias, nunca houve a possibilidade de Smith ter seu Oscar de Melhor Ator tirado dele.

Confira a carta completa abaixo.

“A 94ª edição do Oscar deveria ser uma celebração dos muitos indivíduos em nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível no ano passado; no entanto, esses momentos foram ofuscados pelo comportamento inaceitável e prejudicial que vimos o Sr. Smith exibir no palco. Durante nossa transmissão, não abordamos adequadamente a situação na sala. Por isso, lamentamos. Esta foi uma oportunidade para darmos um exemplo para nossos convidados, espectadores e nossa família da Academia em todo o mundo, e ficamos aquém – despreparados para o inédito.

Hoje, o Conselho de Governadores convocou uma reunião para discutir a melhor forma de responder às ações de Will Smith no Oscar, além de aceitar sua renúncia. O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, entre outros, o Oscar.

Queremos expressar nossa profunda gratidão ao Sr. Rock por manter a compostura em circunstâncias extraordinárias. Também queremos agradecer aos nossos anfitriões, indicados, apresentadores e vencedores por sua postura e graça durante nossa transmissão.

Esta ação que estamos tomando hoje em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo em direção a um objetivo maior de proteger a segurança de nossos artistas e convidados e restaurar a confiança na Academia. Também esperamos que isso possa iniciar um tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados.”


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *