Dois quintos das borboletas britânicas estão em vias de extinção

As mudanças no uso da terra, alterações climáticas e poluição estão a provocar uma ‘deterioração’ nos insetos.

Os especialistas responsáveis pela avaliação da chamada ‘Lista Vermelha’, publicada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), referem que as mudanças no uso da terra, alterações climáticas e poluição estão a provocar uma ‘deterioração’ nos insetos, neste caso, mais especificamente nas borboletas.

Mais de dois quintos das borboletas britânicas estão em vias de extinção, espoletando um alerta dos especialistas para ações que previnam a perda das espécies.

A última ‘Lista Vermelha’ para as borboletas britânicas mostra um panorama mais negro para várias espécies, sobretudo tendo em conta a luta dos insetos com as contínuas alterações no seu habitat, referiram os investigadores, citados pelo Independent.

Metade das borboletas britânicas na lista para a Grã-Bretanha estão classificadas como ameaçadas ou em vias de extinção. Quatro espécies das 62 avaliadas já estão regionalmente extintas e 24 das restantes 58 estão em vias de extinção, classificadas como estando em perigo ou em situação de vulnerabilidade.

A situação deteriorou-se desde a última avaliação da ‘Lista Vermelha’ em 2011, com mais cinco espécies ameaçadas de extinção. O risco de extinção está a aumentar para mais espécies do que a diminuir.


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *