Uma das decisões mais importantes que devemos tomar ao criar uma empresa ou negócio é o nome que vamos dar.
O nome que escolhermos para a nossa empresa fará parte da sua imagem, podendo ser um factor determinante para o seu sucesso ou fracasso.
Um nome atraente que destaque o que nos diferencia de outros concorrentes pode nos tornar a empresa mais bem posicionada na mente dos consumidores; Embora um nome difícil de pronunciar e que não diga nada sobre nossa empresa, rapidamente nos faça esquecê-lo.
Levando em conta que hoje a maioria dos bons nomes já está cadastrada, e uma vez que decidirmos por um será muito difícil mudá-lo, escolher o nome de nossa empresa é uma decisão que devemos meditar muito bem.
Neste artigo, explicamos como escolher o nome certo para sua empresa ou negócio passo a passo; Mas primeiro, caso você ainda não tenha certeza, diremos qual é o nome de uma empresa e como ele difere da marca ou do nome comercial.
O NOME DE UMA EMPRESA PODE SER UM FATOR DETERMINANTE PARA SEU SUCESSO OU FRACASSO.
Neste artigo você encontrará:
Qual é o nome de uma empresa?
O nome de uma empresa ou razão social É o nome que lhe é atribuído de forma a identificá-la e distingui-la das demais empresas existentes no mercado.
Uma empresa usa seu nome ao realizar seus procedimentos jurídicos e administrativos com entidades governamentais e bancos e o inclui em seus documentos legais e comerciais, como contratos e comprovantes de pagamento.
Embora em algumas empresas sejam iguais, o nome de uma empresa não é o mesmo que o marca o nome comercial de uma empresa.
O nome de uma empresa é o nome que lhe é atribuído para identificá-la, geralmente perante entidades governamentais, bancos e fornecedores, e distingui-la de outras empresas concorrentes; enquanto a marca ou nome comercial de uma empresa é o nome atribuído ao produto de uma empresa para identificá-lo aos consumidores e diferenciá-lo de outros produtos concorrentes.
O nome de uma empresa é registrado nos registros públicos no momento em que é legalmente constituída; enquanto a marca comercial de uma empresa está registrada no escritório de marcas e patentes, ou no escritório de sinais distintivos.
Além disso, para produzir ou comercializar seus produtos sem grandes restrições, uma empresa é obrigada a registrar seu nome, mas não é obrigada a registrar sua marca ou marcas.
Como escolher o nome da empresa?
Algumas pessoas costumam recomendar a contratação de uma empresa especializada ao escolher o nome de uma empresa; Mas a verdade é que escolher um bom nome para uma empresa, independentemente do seu porte, é algo que qualquer pessoa com um pouco de criatividade pode fazer.
Aqui está um guia que o ajudará a escolher o nome certo para sua empresa ou negócio:
1. Identifique palavras relacionadas à sua empresa
Para pesquisar um nome para sua empresa, primeiro identifique duas ou mais palavras (palavras em espanhol ou em um idioma estrangeiro, ou mesmo palavras inventadas que vêm de palavras reais) que estão relacionadas a ela e que você gostaria de incluir em seu Nome.
Para identificar essas palavras, você pode se perguntar o seguinte:
- Em que consiste ou sobre o que é sua empresa?
- O que isso oferece?
- O que pode ser encontrado nele?
- O que você pode esperar disso?
- O que o diferencia de outras empresas concorrentes?
- O que você gostaria de destacar sobre isso?
- O que os consumidores procuram mais ou mais você gostaria que procurassem nisso?
Por exemplo, se você pretende criar uma agência de turismo, o nome pode ser composto pela palavra “passeios”; E se você acrescentar que sua agência está localizada no Peru ou, em qualquer caso, que os passeios são realizados lá, você pode colocar o nome “Peru Tours”.
O mesmo é o caso se vai criar uma empresa de táxis e quiser destacar a segurança dos seus serviços («Safe Taxi»), uma fábrica de tijolos e quiser destacar a durabilidade destas («Tijolos Fortaleza»), uma loja com uma grande variedade de itens para bebês (“Baby World”) ou uma agência de viagens com destinos em diferentes partes do mundo (“Global Travel”).
Uma prática comum é usar o nome do local geográfico onde a empresa está localizada (por exemplo, “Muebles Madrid”), embora se você fizer isso para o nome de sua empresa, você deve ter em mente que se decidir expandir no futuro para outros mercados, pode não ser mais um nome conveniente.
Outra prática comum é utilizar o nome e / ou apelido do proprietário da empresa (por exemplo, “Confecciones Lucía”), ou qualquer outro nome e / ou apelido, embora no caso de o fazer para o nome da sua empresa, deve certificar-se que o nome e / ou sobrenome têm certa afinidade com a ideia ou conceito deste.
2. Faça uma lista de nomes
Depois de identificar duas ou mais palavras relacionadas à sua empresa que gostaria de incluir em seu nome, faça uma lista de vários nomes para sua empresa que incluam essas palavras, em um pedaço de papel ou em um editor ou processador de texto em seu computador.
Ao escrever os nomes da sua empresa, além de se certificar de que incluem as palavras que você identificou previamente, certifique-se de que sejam atraentes, curtas e fáceis de pronunciar.
Para ter ideias para esses nomes, você pode tomar como referência ou inspiração os nomes de seus concorrentes, ou de empresas que são do mesmo tipo que a sua, mesmo quando direcionadas para outros mercados, nas páginas amarelas ou nos diretórios de negócios. na internet.
Outra alternativa que você tem é fazer um brainstorm ou debate com seus parceiros, trabalhadores, família e / ou amigos, onde você pede que eles proponham ideias e, em seguida, para ajudá-lo a avaliar os nomes propostos, e descartar aqueles que não são relevantes, até que você tenha uma pequena lista de boas alternativas .
3. Escolha um nome e registre-o
Depois de ter uma lista com um número administrável de bons nomes, descarte aqueles que se parecem com a sua concorrência e já estão registrados e coloque o resto à prova perguntando aos seus parceiros, trabalhadores, família e / ou amigos o que eles acham. sobre eles, e qual é a primeira coisa que vem à mente quando eles os lêem ou ouvem.
E então, ao escolher o nome da sua empresa, além das opiniões que você coletou, leve em consideração seus gostos pessoais e as implicações que ela possa ter no marketing, preste atenção à sua intuição e escolha o nome que melhor representa a ideia. ou o conceito da sua empresa.
Depois de ter escolhido o nome de sua empresa, registre-o nos registros públicos no momento de estabelecer legalmente sua empresa para que você seja o único que pode usá-lo, e também registre o domínio de seu site, mesmo que ainda não tenha planejado criar sua página web, antes que outra empresa ou pessoa o registre.
Considerações para escolher um nome comercial
Quer utilize o método que vimos anteriormente ou qualquer outro, ao escolher o nome da sua empresa, é recomendável que leve em consideração as seguintes considerações:
Gostos pessoais
O nome que escolher para a sua empresa será algo que o acompanhará ao longo de toda a duração desta, por isso recomenda-se que escolha um nome que seja do seu agrado e com o qual sinta uma certa afinidade.
Imagem positiva
Deve escolher um nome apelativo que gere uma imagem positiva, tendo também em conta, sobretudo se pretende entrar em mercados estrangeiros, que não tem uma conotação negativa ou significa algo mau noutras línguas ou culturas.
Caráter informativo
Recomenda-se que o nome não seja apenas relacionado à empresa, mas também que informe sobre ela; por exemplo, comunicar ao consumidor a ideia ou conceito da empresa e, se possível, o que a diferencia de outras empresas concorrentes ou pelo que se destaca.
Pronúncia fácil
Um requisito importante ao escolher o nome de uma empresa é que seja fácil de pronunciar. Caso contrário, os consumidores evitarão dizê-lo e, portanto, comunicá-lo a outros consumidores, e será muito difícil para eles se lembrarem.
Que não está registrado
A menos que você não tenha planos de crescimento para sua empresa, você deve se certificar de que o nome que você tem em mente para ela já não está registrado por outras empresas ou pessoas, e assim evitar ações judiciais futuras que podem não só fazer você perder dinheiro, mas também o nome.
Isso não se refere a algo muito específico
Por exemplo, se você usar o nome de sua localidade, deve se perguntar o que aconteceria se mais tarde você decidisse expandir para outros mercados. O mesmo se você usar o nome do tipo de produto que vende e depois decidir diversificar seus produtos.
Domínio da Internet disponível
Hoje em dia é fundamental que a sua empresa esteja presente na Internet, e pelo menos tenha um site, por isso se não houver um domínio disponível para o nome que pretende, pode ser conveniente procurar outro nome.
Por exemplo, se você considerou nomear sua empresa “Peru Viajes”, mas os domínios www.peruviajes.com, www.peruviajes.com.pe, www.peruviajes.pe e outros domínios semelhantes já estão registrados, pode ser conveniente que procure outro nome.
Notas finais
Como mencionamos anteriormente, escolher o nome de uma empresa é algo que qualquer pessoa com um pouco de criatividade pode fazer; No entanto, se tiver dificuldade em encontrar o nome ideal para a sua empresa, pode optar por recorrer a empresas especializadas no assunto.
Estas empresas podem não só ajudá-lo na escolha do nome da sua empresa, mas também na escolha e desenvolvimento da sua marca, do seu logotipo, do seu slogan, das cores e da sua identidade corporativa; Além disso, possuem a experiência necessária para lidar com questões jurídicas.
A desvantagem de contratar os serviços dessas empresas pode ser o alto custo que costumam ter; Mas considerando a importância do nome para uma empresa e os problemas jurídicos que você pode ter se escolher um nome que já pertence a outra empresa ou pessoa, pode ser um bom investimento.
Este artigo foi útil para você? Se sim, compartilhe nas redes sociais com seus amigos.
Leave a Reply