O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para vários dias de mau tempo em Portugal continental e na Madeira devido à depressão Cláudia, que começará a fazer-se sentir no Minho no final do dia desta terça-feira e se estenderá gradualmente às restantes regiões do continente ao longo do dia seguinte.
O IPMA prevê períodos de chuva persistente e por vezes intensa, acompanhada de trovoadas, com os maiores acumulados no litoral Norte e Centro e nas regiões montanhosas, podendo ultrapassar os 150 mm em alguns locais até domingo.
Pai do adolescente que matou a mãe quebra o silêncio
Ministra da Saúde demitida após envolvimento em escândalo criminal
Ventura pede prisão imediata após saber que um famoso está envolvido no caso do GNR
Ladrão do Vasco da Gama mata colega de cela e tenta matar outro homem
Portugal volta a tremer terceiro sismo em menos de uma semana
Antes de morrer as acusações brutais que perseguiam Cláudio Valente
A partir da tarde de quinta-feira, a precipitação passará a ocorrer sobretudo em aguaceiros fortes, acompanhados de trovoada.
O vento irá intensificar-se do quadrante sul, com rajadas até 70 km/h no Minho a partir de terça-feira, estendendo-se ao litoral oeste no dia 12 e atingindo os 80 km/h nas terras altas. O pico de intensidade deverá ocorrer na quinta-feira, com rajadas até 90 km/h no litoral e 120 km/h nas zonas altas.
A agitação marítima será significativa, com ondas de sudoeste entre três e quatro metros, temporariamente quatro a cinco metros, afetando especialmente a costa sul do Algarve e a região da Arrábida, no distrito de Setúbal.
A partir de quarta-feira todo o território nacional exceto os Açores vai estar com aviso amarelo para a precipitação. A situação vai agravar a partir das 0h00 do dia 12 de novembro.
Aviso amarelo para a Madeira
Na Madeira, a depressão Cláudia terá impacto a partir da madrugada de quarta-feira até ao final da manhã de quinta-feira, provocando precipitação persistente e por vezes forte, acompanhada de trovoadas, sobretudo na costa sul e regiões montanhosas.
O IPMA emitiu avisos meteorológicos de nível amarelo e laranja para o arquipélago, prevendo acumulados de chuva entre 40 a 60 mm em seis horas, com rajadas de vento até 90 km/h nas zonas altas e ondas de até 4,5 metros.
O IPMA recomenda acompanhamento atento das atualizações meteorológicas ao longo da semana, dado que a depressão Cláudia se manterá quase estacionária sobre o Atlântico Norte até ao fim de semana, influenciando de forma indireta o arquipélago da Madeira através da passagem de uma massa de ar tropical no seu bordo sul.