Quais e o que são os principais instrumentos financeiros?

O que é e quais são os principais instrumentos financeiros?

instrumentos financeiros a

Os instrumentos financeiros são um contrato monetário entre duas partes. Podemos criar, negociar ou modificá-los. Nós também podemos resolvê-los. Um instrumento financeiro pode ser evidência de propriedade de parte de algo, como ações e ações. As obrigações, que são direitos contratuais de receber dinheiro, são instrumentos financeiros.

Cheques, futuros, contratos de opções e letras de câmbio também são instrumentos financeiros. Os títulos, ou seja, os contratos que avaliamos e depois negociamos, são instrumentos financeiros.

Em suma, um instrumento financeiro é um ativo ou pacote de capital que podemos negociar. A definição é ampla e inclui dinheiro, depósitos em outras entidades, contas a receber de clientes e empréstimos a outras entidades. Investimentos em instrumentos de dívida, investimentos em ações e outros instrumentos de patrimônio.

instrumentos financeiros b

Neste artigo você encontrará:

Tipos de instrumentos financeiros

Na maior parte, produtos financeiros Eles são classificados em dois tipos principais:

Instrumentos de dinheiro

Um instrumento de caixa é a classificação de um produto financeiro cujo valor é determinado pelos mercados. Esses podem ser valores e, mais importante, aqueles que podem ser facilmente transferíveis. Eles também são mais líquidos.

Instrumentos derivados

Um instrumento derivado é aquele cujo valor deriva do ativo subjacente, como o índice ou a taxa de juros, até mesmo de taxas de câmbio. O termo ativo é comumente usado, mas pode haver apenas dois tipos de ativos:

  • Ativo com base no patrimônio
  • Ativo baseado em dívida

A exceção a isso são, obviamente, moedas, que não estão incluídas em nenhuma das categorias acima.

Os dois tipos de instrumentos financeiros acima são subclassificados em produtos negociados em bolsa ou produtos de balcão (OTC).

Portanto, combinando o acima, os instrumentos financeiros são os seguintes:

  1. Instrumentos baseados em dívida (longo prazo)
  2. Títulos (dinheiro ou títulos)
  3. Futuros de títulos, opções (derivativos negociados em bolsa)
  4. Swaps de taxas de juros, opções de IR, limites e pisos de IR (derivados OTC)
  5. Instrumentos baseados em dívida (curto prazo)
  6. Faturas T (dinheiro ou títulos)
  7. Futuros de taxas de juros (instrumento negociado em bolsa)
  8. Acordos de taxas a termo (derivados OTC)

Instrumentos baseados em ações

  1. Ações (dinheiro ou instrumentos de títulos)
  2. Parar opções ou futuros ou fundos (instrumento negociado em bolsa)

Instrumentos do Mercado de Câmbio

  1. Local de câmbio de moeda (outro)
  2. Futuros de moeda (instrumentos negociados em bolsa)
  3. Opções de moeda, swaps de moeda (derivados OTC)

Benefícios dos instrumentos financeiros

  • Ativos líquidos, como caixa e equivalentes de caixa são muito úteis para empresaspois podem ser facilmente usados ​​para pagamentos rápidos ou para lidar com contingências financeiras.
  • Partes interessadas frequentemente sinta-se mais seguro em uma organizaçãoque você usou mais capital em seus ativos líquidos.
  • Os instrumentos financeiros fornecem um suporte importante para o financiamento de ativos tangíveis. Isso é possível por meio da transferência de fundos de ativos tangíveis executados em valores excedentes para aqueles que estão em déficit.
  • Os instrumentos financeiros atribuem o risco em relação às capacidades de risco das contrapartes que participaram na realização de um investimento em ativos intangíveis.
  • As empresas que optam por investir em ativos reais geram maiores receitas à medida que obtêm uma carteira diversificada uma inflação cobertae também podem proteger contra incertezas causadas por razões políticas.
  • Instrumentos financeiros como o patrimônio atuam como uma fonte permanente de recursos para uma organização. Com ações de capital, o pagamento de dividendos aos acionistas é puramente opcional. Ações de capital também permitem que uma organização tenha um oportunidade aberta para pedir emprestado e desfrutar de lucros retidos.

Algumas desvantagens

As diferentes limitações e desvantagens do instrumento financeiro incluem o seguinte:

  • Ativos líquidos, como saldos de contas de poupança e outros depósitos bancários, eles são limitados quando se trata de ROI ou retorno do investimento. Isso é alto devido ao fato de que não há restrições ao saque de depósitos de contas de poupança e outros saldos bancários.
  • Ativos líquidos, como depósitos em dinheiro, contas do mercado monetário, etc., podem impedir as organizações de fazer retiradas por meses ou às vezes anos ou o que quer que esteja especificado no contrato.
  • Custos de transação elevados também preocupam as organizaçõesque lidam ou desejam lidar com instrumentos financeiros.
  • Uma organização não deve ser excessivamente dependente de dívidas como principal e juros, pois eles devem ser pagos de acordo.
  • Instrumentos financeiros como pagamentos de títulos têm um retorno muito menor do que ações. As empresas podem até mesmo deixar de pagar os títulos.
  • Alguns dos instrumentos financeiros, como capital próprio, são um fardo vitalício para a empresa. Capital social atua como um fardo permanente para uma organização. O capital social não pode ser reembolsado, mesmo que a organização tenha fundos suficientes.

Por que existem vários tipos de instrumentos financeiros?

O fato de haver tantos tipos diferentes de instrumentos financeiros retorna ao ponto principal de o que um investidor ou especulador deseja. Por exemplo, alguns investidores preferem colocar seu dinheiro em ativos seguros, como títulos.

Os mercados de títulos tendem a apresentar desempenho inferior aos retornos que se podem esperar dos mercados de ações. Mas, a vantagem aqui é que os títulos são menos arriscados e mais seguros. Na maioria dos casos, os títulos costumam ser garantidos por promessas do governo.

UMA investimento no mercado de ações pode parecer mais ideal para um investidor que prefere correr mais riscos. Ao assumir esse risco, o investidor é, obviamente, compensado com retornos mais elevados. No entanto, não há garantia.

A escolha de investir no mercado de dívida ou de ações também envolve muitos detalhes, e os investidores misturam suas carteiras por vários motivos.

Quando se trata dos mercados de câmbio, mais uma vez, no final das contas, é o investidor ou a escolha e o alvo final do especulador. Para um negócio de exportação, investir em moedas é o mais ideal, pois permite que eles protejam seus riscos cambiais. Para tal, as ações podem não ser tão importantes.

Da mesma forma, para uma pessoa que deseja reservar alguns fundos para a aposentadoria, títulos (e ações) podem parecer mais ideais do que moedas.


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *