Como elaborar uma carta de apresentação? Esteja você lendo um livro, iniciando um novo filme ou escrevendo uma carta de apresentação, o início é sempre a parte mais importante. Pense nisso: você não iria esperar um filme chato para ver como ele termina; então, por que um gerente de contratação continuaria lendo se não ficou instantaneamente impressionado? Há um caminho certo e um errado para cumprimentar as cartas de apresentação.
Então, como iniciar uma saudação de carta de apresentação? Você deseja evitar saudações pessoais como ‘Olá’ e ‘Oi’, mas também não quer ser tão impessoal, optando por ‘Para quem possa interessar’. A melhor coisa a fazer é descobrir o real nome do gerente de contratação e escreva ‘Dear’ mais ou menos. Use um título pessoal, se souber, como Sra., Sr. ou Dr.
Pode ser difícil saber o que fazer quando você abre uma carta de apresentação com uma saudação. É muito pessoal? Eles vão pensar que eu sou profissional o suficiente? E se não houver nome? Toda carta de apresentação terá suas próprias batalhas, mas você precisa saber como conquistá-las. Discutiremos como cumprimentar adequadamente em uma carta de apresentação de todas as situações.
Como Cumprimentar em uma Carta de Apresentação
Sua saudação será a primeiro coisa que o gerente de contratação vê e pode ser uma coisa boa … ou uma coisa muito ruim.
Se eles acharem você muito profissional, talvez não o encontrem como um indivíduo sincero que realmente se importa com a posição.
Por outro lado, mensagens muito pessoais farão com que você pareça não profissional, e isso é uma inicialização instantânea para a lixeira.
Então, quais são algumas regras gerais a serem seguidas ao reunir uma saudação?
Vamos dar uma olhada:
Nunca comece com ‘Olá’, ‘Olá’ ou outras mensagens pessoais
A menos que você realmente conhecer o indivíduo que você está correspondendo na carta de apresentação – como sendo amigo por anos – você deve Nunca use mensagens pessoais.
Uma mensagem pessoal é extremamente desagradável para o empregador e fará com que você pareça não profissional. Esse não é o tipo de pessoa que eles provavelmente estão procurando para o seu estabelecimento.
E não pense apenas porque você não está fazendo um lance para uma posição gerencial na qual você pode deslizar com uma mensagem pessoal como ‘Olá’. Mesmo se você estiver se candidatando para ser garçonete ou funcionário de uma loja de departamentos, ainda precisará mostrar que é profissional.
Isso dá ao empregador um vislumbre de seu estilo de vida e comportamento. Se você acha que é bom simplesmente colocar ‘Oi’ como uma saudação para sua carta de apresentação, talvez seja bom chegar tarde 3 vezes por semana ou demorar 10 minutos extras nos intervalos para o almoço. Pode parecer um pouco intenso, mas é simplesmente a verdade.
Não seja muito impessoal, também
Quando você pensa em uma carta de apresentação, é provável que seu primeiro pensamento seja “A quem interessar”. É fácil, é profissional, e você pode copiar e colar isso em todas as cartas de apresentação e nunca pensar duas vezes sobre isso. Mas isso significa que é a melhor escolha?
Embora possa ser sua primeira escolha, você deve quase Nunca coloque ‘A quem possa interessar’.
Por quê?
Bem, porque é simplesmente também profissional.
Ele mostra ao empregador e ao gerente de contratação que você não se importou em procurar mais na empresa para tentar encontrar nomes. E, às vezes, os nomes são indicados diretamente no pedido de emprego.
Se você perdeu isso e ainda escreveu algo muito impessoal, essa é uma grande bandeira vermelha para os empregadores.
Sempre tente encontrar um nome
A melhor coisa que você pode fazer ao escrever uma saudação é sempre tente encontrar um nome para colocar em sua saudação.
Às vezes é fácil e está escrito no posto de trabalho, mas outras vezes podem exigir um pouco mais de escavação e diligência.
Escolha o site deles para ver se eles têm um gerente ou chefe de contratação específico e adicione-o à sua saudação.
Ao usar o nome de alguém, você precisa ter cuidado.
Se puder, tente sempre usar a Sra., Sr. ou Dr. ao enviar sua saudação com um nome anexado. Isso parece mais profissional. Evite usar a Sra. Ou a Srta. Só porque você tem quase a certeza de que eles são ou não são casados, não significa que você deva assumir isso – talvez eles estejam se divorciando?
Se você não tiver certeza sobre o título, ignore-o. Em vez disso, basta usar o nome e o sobrenome. Isto é Muito de mais seguro do que usar títulos pessoais e ainda parecer profissional para a força de contratação.
Seja usando um título pessoal ou não, você devemos comece com ‘Dear’, Caro Dr. Hubbarb ou Caro Sra. Julia Kinley.
Se não estiver usando um título pessoal, você pode simplesmente dizer ‘Caro’, seguido pelo nome, sobrenome e sobrenome – Caro Julia Kinley ou Caro Julia.
E se você não conseguir encontrar um nome?
Um dos maiores problemas que um candidato a emprego enfrenta é não conseguir encontrar nomes nos sites. Se for esse o caso, você ainda pode ser um pouco mais específico sem recorrer às mensagens típicas ‘Para quem possa interessar’.
Na maioria das vezes, quando nenhum nome é listado, a empresa possui uma equipe específica que realiza o procedimento de contratação.
Veja se você encontra o nome real da equipe de contratação no site da empresa. Se nada estiver listado, você sempre poderá recorrer à ‘Equipe de contratação querida (o departamento para o qual está se candidatando)’.
Por exemplo, se você estiver tentando se candidatar a um emprego nas Relações Humanas, escreveria ‘Caro Comitê ou Equipe de Contratação de Relações Humanas’.
Ainda não consegue encontrar ou pensar na “equipe” certa para a qual escrever?
Não entre em pânico.
Se você não encontrar nenhuma informação específica, seu último recurso é enviar uma carta de apresentação com ‘Prezado gerente de contratação’.
Esta é a saudação preferida por quase cada empresa como profissional sem ser muito pessoal ou impessoal – o meio termo perfeito.
O ponto é evite usar ‘Olá’ ou ‘A quem possa interessar’ a todo custo. Estes são quase instantâneos desordeiros.
Faça o máximo de pesquisa possível humanamente. Isso mostra a empresa com a qual você se importava o suficiente para descobrir mais sobre o negócio, o que faz você se destacar do mar de candidatos que apenas querem um emprego.
Perguntas relacionadas
Qual é a melhor maneira de iniciar uma carta de apresentação?
O objetivo é vender-se com sua carta de apresentação. Informe o empregador que você é a melhor escolha para o trabalho. Dito isto, depois de ter recebido a saudação certa, você pode passar para o início da sua carta de apresentação. Este primeiro parágrafo deve ser o mais interessante sem muita penugem. Simplesmente indique por que você quer o emprego e por que você é o melhor candidato para o cargo.
O que você pode ficar em vez de “A quem possa interessar”?
Evite usar essa frase o máximo possível em seu trabalho em busca de aventura. Sempre tente encontrar nomes reais, pois isso mostra que você é sério sobre a posição. Se você não encontrar um nome, considere escrever para o departamento de contratação da área específica à qual está se candidatando, como atendimento ao cliente ou recursos humanos.
Leave a Reply