A linha Alder Lake é a série de chips da Intel da 12ª geração de baseados em uma arquitetura híbrida que utiliza núcleos de alto desempenho Golden Cove e núcleos de eficiência energética Gracemont. Ele é fabricado usando o processo Intel 7 da Intel, anteriormente conhecido como Intel 10 nm Enhanced SuperFin (10ESF).
E a linha de processadores mais avançada da intel. A Intel anunciou oficialmente as CPUs Intel Core de 12ª geração em 27 de outubro de 2021. Sem um ano completo, já houve um vazamento com suposta amostra de engenharia de um Core i9-13900 de última geração está online. Os supostos detalhes da CPU foram publicados pela primeira vez online via Twitter pelo site chinês Expreview.
Intel Core i9-13900: vazamentos de clock Boost de 3,8 GHz
A única informação oficial disponível é que o 13900 claramente não é uma CPU de primeira linha, isso foi confirmado diretamente pela Intel.
No entanto, com base no artigo escrito pela Expreview e nas capturas de tela do CPU-Z que eles postaram, este SKU aparentemente vem com 24 núcleos; oito deles são P-Cores, enquanto os 16 núcleos restantes são E-Cores, elevando o número total de threads na CPU para 32 threads.
Em outra nota, a natureza não-K deste 13900 também explica, num grau mensurável, o TDP de 65W da CPU. Isso é baixo para um processador Core i9, já que o atual SKU de primeira linha da geração Alder Lake, o Core i9-12900KS, tem um requisito de TDP de 150 W antes mesmo de você poder executá-lo.
Por outro lado, esse TDP reduzido também pode explicar por que o seu clock de reforço é menor em 3,8 GHz e não atravessa o domínio de 5 GHz como, novamente, os atuais CPUs da série Core i9 de 12ª geração da Intel.
Dito isto, a Intel confirmou recentemente que a sua série de CPUs Raptor Lake de 13ª geração suportará Efficient Thermal Velocity Boost e suporte a overclocking TVB por núcleo ou pacote.
No entanto, não ficou claro se os SKUs não K do Raptor Lake oferecerão suporte a esses recursos, o que pode ser o motivo pelo qual o suposto 13900 está sendo limitado a apenas 3,8 GHz.
Além disso, também podemos ver que o 13900 será baseado no mesmo nó de processo Intel 7, que é o nome da Intel para a litografia de matriz de 10 nm que atualmente emprega, tendo-o introduzido pela primeira vez com o lançamento de Alder Lake.
(Fonte: Expreview via Videocardz )
Leave a Reply