André Villas-Boas ‘disparou’, ao início da tarde desta quarta-feira, numa série de sentidos, em declarações prestadas aos jornalistas à margem da partida da comitiva do FC Porto para os Países Baixos, onde terá pela frente o Utrecht, em partida a contar para a quarta jornada da fase de liga da Liga Europa.
Questionado a propósito do facto de a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ter instaurado um processo disciplinar ao clube, por força da denúncia de tentativa de pressão a Fábio Veríssimo, ao intervalo e no final do triunfo conquistado, no passado fim de semana, sobre o Sporting de Braga, por 2-1, o presidente dos dragões começou por apontar o dedo à conduta do próprio organismo.
André Villas-Boas responde ao Benfica e Sporting sem papas na língua
Tensão máxima no Secret Story: quem será salvo e quem vai sair hoje?
O momento de tensão entre Rui Costa e Noronha Lopes no debate
José Mourinho de luto
Rui Costa responde a Noronha e deixa recado claro sobre Pedro Proença
Mourinho humilha treinador do Vitória SC com resposta épica: “Quando tinha a idade dele…”
“O FC Porto foi o último a ser comunicado a propósito desse relatório. É um relatório que é simples, no qual vamos ajudar os órgãos competentes na sua avaliação. O FC Porto também fará a sua averiguação interna relativamente aos factos, e, a partir daí, tirará as devidas consequências”, atirou, antes de apontar o dedo ao Benfica, que avançou com uma queixa devido a este mesmo episódio.
“Não posso deixar de registar a ironia e a hipocrisia dos seus comunicados, tendo em conta o registo que, atualmente, leva de situações e incidentes, não só no Estádio da Luz, como também por esses campos fora. Registamos apenas com ironia e hipocrisia. Acho que o Benfica está em campanha”, prosseguiu.
“Compreendo que estejam em campanha eleitoral, compreendo que os dois candidatos [Rui Costa e João Noronha Lopes] queiram digladiar-se, insultando o FC Porto. O FC Porto não tem nada a ver com as eleições do Benfica. Agora, recomendo aos dois que se preocupem um pouco mais com o rival da Segunda Circular, porque há muito tempo que o Sporting tem o presidente do Benfica no bolso. É com isso que devem preocupar-se e não com o FC Porto”, rematou.
“Queremos somar mais pontos na classificação e garanti-la o mais rápido possível”
Quanto ao encontro propriamente dito, que terá lugar no Stadio Galgenwaard, a partir das 17h45 (hora de Portugal Continental) da próxima quinta-feira, o líder máximo do emblema azul e branco alertou para a importância de deixar para trás o desaire sofrido na passada ronda.
“É mais uma deslocação difícil, na Liga Europa, onde esperamos continuar num bom registo. Evidentemente, vimos desta derrota com o Nottingham Forest, mas queremos somar mais pontos na classificação e garanti-la o mais rápido possível”, apontou.
O FC Porto, recorde-se, ocupa, neste momento, a 15.ª posição da fase de liga da Liga Europa, com os mesmos seis pontos de Brann, Celta de Vigo, Aston Villa, Lille, Go Ahead Eagles, Young Boys e Fenerbahçe, ao cabo de três jornadas disputadas.
Pela frente, o conjunto orientado pelo treinador italiano Francesco Farioli terá o Utrecht, uma das quatro equipas (a par de Nice, Salzburgo e Rangers) que ainda não conseguiu somar um único ponto, pelo que mora no fundo da tabela daquela que é a segunda maior competição de clubes do Velho Continente.