Como montar um bom currículo

O currículo é fundamental para qualquer pessoa, pois é a principal ferramenta utilizada pelas empresas para a seleção de novos funcionários de seu quadro.

Ter um bom currículo não se restringe apenas a ter trabalhado em diversos locais, ou ter experiência, mas também na forma como este currículo é elaborado e apresentado.

Muitas pessoas têm dúvidas de como montar um bom currículo, o que deve conter no currículo, quais pontos abordar e quais não abordar, entre outras informações.

Para que você possa aprender um pouco mais de como montar um bom currículo, traremos algumas dicas bem importantes para você desenvolver o seu. Confira:

Estrutura e formato do currículo

O primeiro passo para montar um bom currículo é escolher a estrutura na qual ele será apresentado, o formato nas quais as suas informações estarão dispostas ao longo do documento.

A formatação recomendada é a seguinte:

1- Cabeçalho;

2- Introdução (resumo profissional ou objetivo do currículo);

3- Experiência de trabalho;

4- Educação;

5- Habilidades ou competências;

6- Informações adicionais ou complementares

Existem diversos modelos prontos muito bem produzidos e desenvolvidos, você pode se inspirar em algum destes, que são facilmente encontrados na internet.

Experiência profissional

A experiência é um ponto fundamental de seu currículo, ali a empresa que está fazendo a seleção irá observar seus trabalhos anteriores, por isso, é fundamental que você coloque-os nesta seção.

Você deve incluir o nome da empresa, o período em que trabalhou e a função que desenvolveu. Seja o mais direito e específico possível.

 Educação pessoal

Aqui entra todo o seu histórico, desde a formação escolar, passando pela formação acadêmica (graduação), até a participação em cursos complementares.

Coloque o máximo de informações possíveis, tais como o nível da formação acadêmica (simples, mestrado, doutorado, PHD, entre outros).

Deixamos como dica, que você busque cursos complementares, caso não participe de nenhum, isso agrega e muito em seu currículo, e é muito importante para a vida profissional.

Habilidades e competências

Neste espaço, você deverá inserir tudo aquilo que você faz e que pode agregar para a empresa, ou seja, ser um diferencial para a sua contratação.

Por exemplo, caso a seu interesse seja engenharia, você pode colocar a facilidade em desenvolver projetos 3D. Ou ainda, fácil manuseio de máquinas.

Estas habilidades devem estar ligadas diretamente com a vaga buscada, para que a empresa possa ver uma experiência em determinada área ou assunto, e para que seja um diferencial seu.

Informações adicionais ou complementares

Neste espaço, insira suas habilidades pessoais, ou informações complementares, como por exemplo, bom convívio, a pontualidade, que é muito importante, a flexibilidade de horário, etc.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, você não deve em hipótese alguma mentir no desenvolvimento do seu currículo, pois lá na frente, isso pode ser prejudicial para a sua carreira, ou até mesmo um impedimento na sua contratação.

Capriche, elabore detalhadamente o seu currículo, foque no seu objetivo. Reforçamos que existem diversos currículos previamente desenvolvidos, o que facilita bastante para serem desenvolvidos, estude, aproveite nossas dicas, e elabore o seu próprio currículo.

 


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *