Recorde-se que o ator de 68 anos fixou residência em Portugal após 48 anos a viver nos Estados Unidos, onde construiu uma longa carreira de sucesso em Hollywood.
Joaquim de Almeida é um dos embaixadores da segunda edição do Tribeca Festival Lisboa, que está a decorrer esta quinta-feira, 30 de outubro, e irá continuar até dia 1 de novembro. Numa conversa moderada por Daniela Ruah, que também é embaixadora do evento, o ator português de 68 anos fez uma revelação surpreendente.
Durante a conversa com a estrela de “Breaking Bad” Giancarlo Esposito e a atriz de “Rainha do Sul” Veronica Falcón, o lisboeta recordou o dia em que recusou fazer uma cena sobre a história entre Portugal e o Brasil e a conversa que teve com o diretor, que é sino-americano. “Eu disse-lhe: ‘Tu escreveste isto? Isto está errado. Eles vão matar-me em Portugal se eu disser isto'”, contou.
Entretanto, o diretor reescreveu a cena e perguntou-lhe, no dia anterior à gravação, o que achava. “Ainda acho que não está correto”, respondeu-lhe. E ao ler o guião, antes de gravar a cena, disse que “não o faria escrito dessa forma”: “As pessoas vão dizer: ‘estás maluco da cabeça’? Sabes que isto não é verdade”, afirmou, na altura, sem dar mais pormenores. O diretor acabou por concordar.