Rui Costa e Noronha Lopes, os dois candidatos que disputam a segunda volta das eleições do Benfica, a 8 de Novembro, encontraram-se nesta quinta-feira, no Estádio da Luz, para um debate de uma hora, acompanhado por quatro estações de televisão, em que ambos reafirmaram a convicção de que conseguirão vencer o acto eleitoral.
Numa campanha que, como disse Rui Costa, já vai longa, em que os projectos já foram amplamente avaliados, sobrou muito pouco para além de uma discussão sobre a mágoa pessoal depois do que os entrevistadores “apelidaram” de campanha suja.
José Mourinho de luto
O momento de tensão entre Rui Costa e Noronha Lopes no debate
Tensão máxima no Secret Story: quem será salvo e quem vai sair hoje?
Deputado Marco Costa roubava carteiras a menores
André Villas-Boas responde ao Benfica e Sporting sem papas na língua
Mourinho humilha treinador do Vitória SC com resposta épica: “Quando tinha a idade dele…”
Rui Costa e Noronha Lopes comungam da ideia de força dos benfiquistas, sobretudo no que se refere à manifestação dada nas eleições mais concorridas de sempre. Ambos defenderam a continuidade de José Mourinho, mas divergiram quando tocaram na ferida aberta por trocas de acusações de carácter pessoal e excessos imputados às duas candidaturas.
O debate foi precedido de breves intervenções de João Noronha Lopes e Rui Costa. O candidato que ficou em segundo lugar na primeira volta (30,26% dos votos) disse esperar “uma conversa à Benfica”. “Partimos para uma segunda etapa, que começa do zero, ainda que com Rui Costa à frente [42,13%]. Por isso tenho de pedalar um bocadinho mais”, vincou, garantindo que não cederá à tentação de reclamar os votos de João Diogo Manteigas — que já lhe endereçou apoio a nível estritamente pessoal.